Open Finance
Open Finance

Open Banking e Segurança

O Open Banking assegura a padronização do compartilhamento de dados e serviços por meio de APIs, padrões e protocolos de programação que possibilitam a troca de informações entre plataformas. Aqui vamos explicar todas as iniciativas que visam a sua segurança neste novo sistema. 

Com o Open Banking, você irá decidir quando, com quem e com quais prazos deseja compartilhar seus dados e qual deverá ser a finalidade do compartilhamento. 

O Open Banking funciona sob regulação do Banco Central e todas as instituições participantes precisam seguir as regras específicas do Open Banking para operar neste ambiente. Toda a troca de informações no Open Banking está protegida pela Lei Complementar n° 105/2001, do Sigilo Bancário, que proíbe o compartilhamento sem consentimento ou a venda de dados por instituições não participantes. Todos os participantes do Open Banking são fiscalizados e sujeitos a punições caso não sigam as exigências previstas na legislação e regulamentação vigente.

Além disso, o Open Banking também opera sob a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em agosto de 2018 e com vigência a partir de agosto de 2020, que tem como objetivo promover a proteção dos seus dados pessoais. 

As APIs (Application Programming Interfaces, em português: Interface de Programação de Aplicações) permitem que o compartilhamento de informações entre instituições aconteça de maneira sigilosa e segura no Open Banking. Esta tecnologia é utilizada no mundo todo e é a forma como os softwares conversam entre si. 

O compartilhamento dos dados via API ocorre de forma criptografada e só pode acontecer após três etapas obrigatórias: 

  • Consentimento;
  • Autenticação;
  • Confirmação.

Essas etapas acontecem através de canais eletrônicos das instituições participantes e o compartilhamento acontece de forma padronizada, regido pelo Banco Central do Brasil. 

Seus dados, aqueles que você escolher, só serão compartilhados com a sua autorização (e a qualquer momento você poderá cancelar o compartilhamento). Caso não cancele, o prazo máximo desse compartilhamento é de 12 meses, e após esse período você deverá renovar a autorização da instituição participante.

É preciso lembrar que esse é o prazo máximo, ele pode variar de acordo com o objetivo do uso dos dados, porém, você terá sempre essas informações disponíveis. 

A segurança, a confiabilidade, a integridade e o sigilo dos dados compartilhados são de responsabilidade das instituições participantes. Sendo assim, as exigências previstas na legislação e regulamentação vigente asseguram a segurança e confiabilidade do compartilhamento de dados. 

Agora que você sabe quais os mecanismos para garantir a segurança, integridade e um sistema confiável, saiba mais sobre todos os benefícios do Open Banking para a nossa sociedade, clicando aqui

Veja também

mão segurando caneta

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no  ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...

Homem apontando para gráfico no computador enquanto usa o celular

O que é Open Finance?

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...

Aperto de mãos

Quais são os benefícios do Open Finance?

O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações ...