Open Finance
Open Finance

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no  ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há a ampliação da gama de dados a serem compartilhados com as instituições autorizadas pelas normas do Banco Central.

Existem várias vantagens e benefícios em participar do Open Finance, tais como: incentivar um ambiente mais competitivo no sistema financeiro; oferecer oportunidades personalizadas; e trazer mais possibilidades de bons negócios aos clientes.

O que era o Open Banking?

O Open Banking surgiu no Brasil em fevereiro de 2021.

A descentralização financeira, presente em todo o mundo, aliada à agenda do Banco Central, serviu de contexto para a chegada do Open Banking no Brasil, que veio para oferecer mais liberdade de escolha para os clientes decidirem com quais instituições financeiras querem manter relacionamento e optar pelo compartilhamento de dados de seu interesse.

Saiba mais: fases da implementação.

O que é o Open Finance?

O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a evolução do Open Banking, com compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

Saiba mais: modelo de participação do Open Finance.



Na prática, clientes pessoas físicas ou jurídicas de produtos e serviços financeiros poderão compartilhar seus dados financeiros com outras instituições de forma voluntária e segura, conforme estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Existe custo para participar do Open Finance?

Não é cobrado nenhum valor aos clientes que optarem por compartilhar seus dados.

O Open Finance é seguro?

Todo o processo de compartilhamento e comunicação entre as instituições autorizadas é realizado de acordo com os mais rígidos padrões de segurança.

O Banco Central estabelece as regras que todos os participantes devem seguir, e o compartilhamento de dados acontece de forma segura, garantindo a confidencialidade e a proteção da informação.

O processo segue etapas e regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como utilizar o Open Finance

Assim como no Open Banking, o Open Finance fica disponível por meio do internet banking ou do App da instituição financeira.

Ao clicar, você terá a opção de trazer ou compartilhar seus dados com outras instituições de seu interesse.

Para mais informações, acesse a nossa seção de perguntas frequentes.

Veja também

Homem apontando para gráfico no computador enquanto usa o celular

O que é Open Finance?

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...

Aperto de mãos

Quais são os benefícios do Open Finance?

O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações ...

Mãos no celular e no notebook

Por que mudou de Open Banking para Open Finance?

Open Banking e Open Finance são termos novos para uma nova realidade financeira que chegou ao Brasil e já é sucesso em outros lugares do mundo. O grande foco de atenção do mercado nesse momento ...