Open Finance
Open Finance

Por que mudou de Open Banking para Open Finance?

Homem usando o notebook e o celular

Open Banking e Open Finance são termos novos para uma nova realidade financeira que chegou ao Brasil e já é sucesso em outros lugares do mundo.

O grande foco de atenção do mercado nesse momento é o compartilhamento de dados. E você tem muito a ganhar com isso. 

Uma operação muito maior, isto é, com todas as instituições financeiras participantes, dentro das normas do Banco Central, escolhidas e autorizadas pelos clientes.

Dessa forma, o cliente é mais bem atendido em todas as suas necessidades. Com os dados e o histórico em mãos, as instituições financeiras fazem ofertas com maior agilidade, podendo preparar uma proposta personalizada que se enquadre a cada tipo de cliente.

Quais foram as mudanças no compartilhamento de dados do Open Banking para o Open Finance?

O compartilhamento dos dados continua sendo feito via APIs (Application Programming Interface – em português: Interface de Programação de Aplicações) e só pode acontecer de forma criptografada após três etapas obrigatórias:

  • Consentimento;
  • Autenticação;
  • Confirmação.

O compartilhamento dos dados é voluntário e segue o estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). É o cliente quem decide quais dados deseja compartilhar, com quais instituições financeiras e por quanto tempo esse compartilhamento acontece por meio dos canais de internet e mobile banking da sua instituição.

O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob a supervisão do Banco Central.

Imagine agora como seria a atuação do Open Finance no seu dia a dia

Ao autorizar o compartilhamento de suas informações com as instituições financeiras que você escolher, as mesmas terão acesso ao seu histórico completo, podendo analisar as suas necessidades e oferecer produtos e serviços mais adequados ao seu perfil financeiro.

Muito importante: você tem total liberdade de cancelar sua autorização a qualquer momento, com a mesma facilidade com a qual autorizou o compartilhamento.

Saiba como habilitar o Open Finance.

Existe algum custo para participar do Open Finance?

Assim como no Open Banking, no Open Finance não existe nenhum custo para os clientes. Você não deverá pagar nada para autorizar o compartilhamento dos seus dados, ok?

Navegue pelas opções de Open Finance, pelo site ou no App da sua instituição financeira, e aproveite as ofertas de produtos e serviços.

Para mais informações, acesse a nossa seção de perguntas frequentes.

Leia também

O Open Finance é seguro?
Como as instituições irão usar meus dados
Open Finance na prática


Veja também

mão segurando caneta

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no  ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...

Homem apontando para gráfico no computador enquanto usa o celular

O que é Open Finance?

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...

Aperto de mãos

Quais são os benefícios do Open Finance?

O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações ...