Open Finance
Open Finance

Quais são os benefícios do Open Finance?

Aperto de mãos

O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações realizadas por cada cliente.

O maior benefício é receber propostas personalizadas com mais chances e oportunidades de negócio para você.

Saiba mais: o que é Open Finance.

Vantagens e benefícios do Open Finance

Além de incentivar um ambiente mais competitivo no sistema financeiro, o cliente tem uma série de vantagens e benefícios ao participar do Open Finance.

  • Você está no controle: com o Open Finance, o cliente escolhe como e com quem quer compartilhar os seus dados por meio do consentimento à instituição detentora dos dados.
  • Segurança e privacidade: o compartilhamento dos dados só pode ser feito após o consentimento. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro.
  • Simples e prático: sempre que desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, o usuário poderá compartilhar seus dados de forma prática e acessível por meio do internet banking ou do App de sua instituição.
  • Compartilhamento gratuito: o cliente agora é o dono dos dados e o Sistema Financeiro Aberto proporciona a ele o direito de compartilhar gratuitamente suas informações com a empresa que desejar.

Saiba mais: como usar o Open Banking.

Exemplo prático dos benefícios do Open Finance

Abaixo, um exemplo prático simulando um empréstimo.

  1. Você faz um empréstimo sem precisar apresentar histórico financeiro e pode compartilhar os dados da instituição antiga com a nova instituição.
  1. Abre uma nova conta e compartilha os dados da instituição antiga com a nova instituição, mantendo ambas as contas.
  1. Uso de agregadores de dados: com o seu consentimento, essas soluções unificam a visão dos dados de todas as suas contas em um único ambiente.
  1. Recebimento de aconselhamento de crédito por meio de recursos fornecidos pelo Open Finance.

Reforçando que o compartilhamento dos dados só pode ser feito com o seu consentimento e para os fins definidos por você, conforme estabelecido na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob a supervisão do Banco Central.

E as empresas participantes devem cumprir uma série de requisitos para garantir a autenticidade, segurança e confidencialidade das informações compartilhadas.

Agora, o próximo passo é navegar pelas opções de Open Finance, no site ou no App da sua instituição financeira, e aproveitar as ofertas de produtos e serviços.

Para mais informações, acesse a nossa seção de perguntas frequentes.

Veja também

mão segurando caneta

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no  ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...

Homem apontando para gráfico no computador enquanto usa o celular

O que é Open Finance?

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...

Mãos no celular e no notebook

Por que mudou de Open Banking para Open Finance?

Open Banking e Open Finance são termos novos para uma nova realidade financeira que chegou ao Brasil e já é sucesso em outros lugares do mundo. O grande foco de atenção do mercado nesse momento ...