Open Finance
Open Finance

23 dicas de segurança para evitar fraudes online

A inovação da era digital trouxe uma grande onda de golpes na internet que têm transformado, diariamente, milhares de brasileiros em vítimas.

Como a prevenção é sempre a melhor forma de escapar das tentativas de fraude e evitar dores de cabeça, listamos aqui algumas dicas que podem te ajudar:

Como evitar fraudes online

  1. Nunca utilize dados pessoais como senha (datas de aniversário, placa de carro etc.) nem números repetidos ou sequenciais (111111 ou 123456).
  2. Nunca anote senhas em papel, no celular, no computador ou em qualquer lugar de fácil acesso por terceiros.
  3. Nunca compartilhe senhas, códigos de segurança ou tokens em ligações ou mensagens ou de sites de comércios.
  4. Nunca clique em links que peçam atualização, manutenção de app,cadastro ou token.
  5. Nunca permita que acessem remotamente o seu computador ou celular, nem aceite fazer procedimentos de segurança durante ligações telefônicas.
  6. Nunca realize transferências para regularizar ou estornar valores em sua conta (nem para testes).
  7. Nunca envie prints, vídeos ou faça vídeo chamadas mostrando QR Codes e telas do seu computador, celular ou caixa eletrônico.
  8. Nunca acredite em promoções muito vantajosas que ofereçam grandes descontos, ganhos em dobro ou benefícios. Podem se tratar de phishing e golpes.
  9. Sempre utilize os canais oficiais da sua instituição para confirmar uma solicitação.
  10. Sempre avise sua instituição bancária caso seu celular tenha sido roubado – o aparelho tem o aplicativo de acesso à sua conta, assim como seu cartão.
  11. Nunca entregue seu cartão, celular, chip de celular ou equipamentos como notebook, tablet entre outros, para terceiros (Ex: um suposto motoboy ou funcionário da instituição).
  12. Sempre confira todas as informações antes de pagar um boleto, realizar transferências ou fazer um Pix (dados do destinatário, valor, data da transação, recorrência).
  13. Nunca acesse sua conta ou cadastre sua chave Pix clicando em algum link que receber em mensagens. Acesse sua conta diretamente no site de sua instituição ou nos aplicativos para celular e computador.
  14. Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar que tenha feito o pedido por mensagem de texto sem, antes, ligar para confirmar, não usando a ligação através do áudio do aplicativo.
  15. Nunca deixe público o seu número de telefone nos aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais.
  16. Sempre ajuste a privacidade da sua foto de perfil nos aplicativos de mensagens para que apenas seus contatos salvos a vejam.
  17. Ative a função “duplo fator de autenticação” da sua conta WhatsApp. Basta acessar: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Em seguida, é só cadastrar uma senha. Isso prevenirá que seu Whatsapp seja usado indevidamente por terceiros.
  18. Habilite o duplo fator, também, em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais.
  19. Sempre confira se o perfil com quem está trocando mensagens ou seguindo possui o selo de verificação oficial da rede social ao lado do nome. Este selo é indicativo do perfil oficial da empresa.
  20. Ao fazer uma transação, nunca digite a senha se o valor da compra não aparecer de forma clara para você.
  21. Sempre confira o valor antes de incluir a senha e, ao digitá-la, nunca permita que vejam qual é.
  22. Sempre tenha senhas diferentes para contas diferentes e crie combinações com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.
  23. Sempre ajuste a privacidade das suas redes para que somente seus amigos ou contatos vejam suas postagens e informações.

Se você acha que pode ter sido vítima de alguma fraude, entre em contato com a instituição em questão para que ela tenha ciência do ocorrido e tome as providências necessárias.

Caso acredite que a segurança do seu computador ou celular tenha sido comprometida, procure uma assistência técnica certificada.

Por fim, mas não menos importante, se você perdeu seu RG, CPF ou teve documentos roubados, as chances de ser vítima de fraudes aumentam bastante.  

Não deixe de registrar um B.O. em todas essas situações. Ele pode ser feito online, pelo site oficial do órgão de segurança do seu estado.


Veja também

4 tipos de golpes digitais e como se livrar deles

Já não é novidade que tentativas de fraudes digitais acontecem a todo momento e atingem qualquer tipo de organização. As mais comuns no mercado são aquelas relacionadas a roubo de identidade, clonagem de cartões e lavagem de ...

O que muda com o encaminhamento de proposta de crédito por meio do Open Banking

Tudo começa com uma demanda: você quer quitar uma dívida ou financiar um veículo. Antes do Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, você precisaria ir atrás de opções de serviços em diferentes instituições para encontrar ...

Open Banking no mundo

O Open Banking é uma tendência mundial que consiste em um conjunto de regras e tecnologias que permitirão que dados, produtos e serviços financeiros dos clientes sejam compartilhados para além das fronteiras das instituições financeiras ...