Open Finance
Open Finance

O que muda com o encaminhamento de proposta de crédito por meio do Open Banking

Tudo começa com uma demanda: você quer quitar uma dívida ou financiar um veículo. Antes do Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, você precisaria ir atrás de opções de serviços em diferentes instituições para encontrar o serviço que mais se adequa ao que você precisa. Com a chegada do Open Banking, entra em jogo um novo papel: o correspondente digital, que enviará propostas a todas as instituições com as quais você consentiu, via API, de maneira padronizada e tornando o processo mais seguro, simples e rápido para usuário.

Com o seu consentimento, o correspondente eletrônico media o acesso dessas instituições ao seu histórico financeiro – aqui é importante destacar que o correspondente não vê os seus dados, apenas ajuda na transmissão para as instituições que você autorizou. E isso tudo acontece de maneira bem mais simples graças ao Open Banking. No contexto do Sistema Financeiro Aberto, agora as instituições financeiras participantes que tenham interesse em oferecer uma proposta podem, com o seu consentimento, acessar o seu histórico financeiro em instituições onde você já possui relacionamento. Conhecendo em detalhes o seu perfil, elas podem trabalhar em propostas que atendem melhor suas necessidades.

E você, é claro, tem todo o controle nesse processo, que acontece de maneira 100% segura. É você quem define com quem quer ou não compartilhar seus dados. Se teve uma experiência ruim com uma instituição específica, por exemplo, pode optar por não incluí-la, o que já vai deixar as opções que chegam a você mais assertivas.

O correspondente tem como dever apresentar todas as propostas que foram passadas pelas instituições que você selecionou, o que garante que você tem em mãos todas as opções para tomar a melhor decisão.

Segundo Diogo Silva, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, esse processo “facilita o acesso das instituições que vão fazer a proposta de crédito às informações do cliente”. “Também levaríamos uma padronização para as propostas, o que facilitaria assim a comparação por parte do cliente”, completa.

Confira abaixo a apresentação completa do Banco Central do Brasil sobre o papel do correspondente no novo modelo de encaminhamento de proposta de crédito:

Veja também

23 dicas de segurança para evitar fraudes online

A inovação da era digital trouxe uma grande onda de golpes na internet que têm transformado, diariamente, milhares de brasileiros em vítimas. Como a prevenção é sempre a melhor forma de escapar das tentativas de ...

4 tipos de golpes digitais e como se livrar deles

Já não é novidade que tentativas de fraudes digitais acontecem a todo momento e atingem qualquer tipo de organização. As mais comuns no mercado são aquelas relacionadas a roubo de identidade, clonagem de cartões e lavagem de ...

Open Banking no mundo

O Open Banking é uma tendência mundial que consiste em um conjunto de regras e tecnologias que permitirão que dados, produtos e serviços financeiros dos clientes sejam compartilhados para além das fronteiras das instituições financeiras ...