Open Finance
Open Finance

Open Finance na prática

Mão, moedas, gráficos e calculadora

Na prática, é uma iniciativa com amplo potencial de impacto. O Open Finance amplia o compartilhamento de dados e serviços entre as instituições participantes, definidas pelo Banco Central.

Por exemplo: digamos que você precise contratar o seguro para sua casa. Qual seria o seu primeiro passo?

Possivelmente teria que buscar as informações com as instituições. Talvez ficar em uma longa fila de espera.

Com o Open Finance, a partir do seu consentimento, as instituições poderão acessar seu histórico de informações e apresentar propostas mais adequadas ao seu perfil.

A partir do Open Finance haverá melhores ofertas, produtos e serviços para você.

Open Banking – como tudo começou

Certamente você ouviu falar em Open Banking e Open Finance, mas vale conceituarmos e entender melhor o porquê da mudança do nome.

Em fevereiro de 2021 nasceu o Open Banking.

A descentralização financeira, que acontece em todo o mundo, aliada à Agenda BC# serviu de contexto para a chegada do Open Banking no Brasil, que veio para oferecer uma liberdade maior de escolha para as pessoas decidirem com quais instituições financeiras querem trabalhar e optarem pelo compartilhamento de dados entre essas instituições.

As instituições participantes disponibilizaram de forma padronizada informações sobre seus canais de atendimento físicos e virtuais e sobre seus produtos e serviços. Com isso, surgiram soluções para comparação de taxas, tarifas e produtos, por exemplo, aumentando a possibilidade de ofertas no mercado.

No segundo semestre de 2021, as pessoas começaram a ter o poder de escolha de quando e com qual instituição compartilhar seus dados cadastrais, transacionais e relacionados aos seus produtos de créditos para obter melhores ofertas.

Saiba mais: fases da implementação.

colocar como citação

Em março de 2022, nasceu o Open Finance.

Open Finance: a evolução do Open Banking

O Open Finance veio para ampliar o Open Banking, oferecendo uma abrangência muito maior de instituições participantes!

O Open Finance oferece a opção do compartilhamento de dados, autorizados pelos clientes, com todo o mercado financeiro credenciado. Uma operação muito maior, isto é, com todas as instituições financeiras participantes, dentro das normas do Banco Central, escolhidas e autorizadas pelos clientes.

Importante: o Banco Central supervisiona a participação de cada instituição financeira, tanto do Open Banking como de outros segmentos (seguradoras, corretoras, etc.), que agora são contempladas pelo Open Finance. E só autoriza a participação daquelas que atenderem a todas as exigências necessárias. Esse critério rigoroso gera segurança para os clientes, pessoas físicas ou jurídicas, que queiram abrir seus dados para o mercado financeiro.

Saiba mais: modelo de participação do Open Finance.

Como utilizar o Open Finance na prática?

Agora que já sabemos o que é Open Banking, o que é Open Finance, e porque aconteceu essa mudança de nome, podemos então passar para a utilização na prática.

App da sua instituição financeira

O primeiro passo é você acessar, através do App de sua instituição financeira, a aba Open Finance.

Ao clicar, você terá a opção de compartilhar seus dados com instituições financeiras do seu interesse, seja trazendo seus dados ou enviando para outra instituição de sua escolha.

Lembre-se! Você só poderá solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance por meio de canais digitais, como mobile e internet banking das instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil como participantes.

Agora, o próximo passo é navegar pelas opções de do Open Finance no site ou no App da sua instituição financeira e aproveitar as ofertas de produtos e serviços.

Para mais informações, acesse a nossa seção de perguntas frequentes.


Veja também

mão segurando caneta

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no  ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...

Homem apontando para gráfico no computador enquanto usa o celular

O que é Open Finance?

Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...

Aperto de mãos

Quais são os benefícios do Open Finance?

O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações ...