Primeiro, porque o compartilhamento de dados é voluntário. É você quem decide se deseja compartilhar seus dados. E se você decidir compartilhar, poderá escolher quais dados e com quais instituições financeiras utilizará o Open Finance.
Segundo, porque todo o processo de compartilhamento e comunicação entre os órgãos é realizado de acordo com os mais rígidos padrões de segurança. O Banco Central estabelece as regras que todas as entidades participantes devem seguir, e o compartilhamento de dados acontece de forma segura, garantindo a confidencialidade e a proteção da informação.
A jornada do Open Finance oferece segurança em todas as suas etapas.
Experiência em segurança: as instituições financeiras envolvidas no Open Finance utilizam sua experiência no mercado financeiro para estabelecer políticas de segurança aplicáveis em todas as suas transações, além das exigências de segurança estabelecidas pelo Banco Central para todas as instituições participantes.
Autenticação: várias formas de autenticação são utilizadas, como biometria, token e senha. Isso possibilita ao usuário cadastrado mais de uma maneira de comprovar a sua identidade.
Análise e monitoramento de comportamento: as transações que possam apresentar vulnerabilidade a fraudes são monitoradas para que haja tempo hábil de prevenção e preservação da integridade das suas operações.
Canais de atendimento: as instituições participantes do Open Finance têm canais de atendimento especializados para tratar qualquer dúvida ou outros assuntos relacionados ao Open Finance.
Quais dados serão compartilhados no Open Finance?
Inicialmente, serão compartilhados os dados cadastrais (nome, e-mail, informações de contato), informações da conta (saldos e extratos), cartões de crédito (limites e faturas) e créditos (limites e transações).
É importante lembrar que você pode escolher quais dados podem ou não ser compartilhados, com quais Instituições e para quais finalidades.
Como proteger ainda mais os meus dados compartilhados?
Seguem algumas dicas de segurança no ambiente digital para você ficar ainda mais seguro no compartilhamento dos seus dados:
Senhas: crie uma senha forte e evite utilizar dados pessoais, como datas de nascimento ou seu próprio nome, números repetidos ou sequenciais (como 111111 ou 123456), pois tornam a senha mais fácil de ser descoberta. Use senhas diferentes para contas diferentes. Isso faz com que, caso alguém tenha acesso a uma de suas senhas, fique restrito a um único acesso. Não compartilhe senhas, códigos de segurança ou tokens em ligações ou mensagens recebidas. É possível que o fraudador tente se passar por alguém do seu banco de confiança ou de sites de comércio.
Segurança nas redes: cuidado com postagens em redes sociais em que você compartilha seus dados. Ajuste a privacidade para que somente seus amigos ou contatos possam visualizar as publicações. Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar, com pedido feito por mensagem de texto, sem antes ligar para confirmar, e não se comunique através do áudio do aplicativo. Ajuste a privacidade da sua foto de perfil nos aplicativos para que apenas seus contatos possam ver. Nunca acesse sua conta clicando em links recebidos em mensagens. O ideal é acessar sua conta diretamente no site de sua instituição ou em seus aplicativos oficiais.
Boas práticas: nunca passe informações pessoais para terceiros, principalmente credenciais de acesso e senhas, por telefone ou outro canal. No caso de perda ou roubo do RG, CPF, as chances de ser vítima de fraudes aumentam bastante. Não deixe de registrar um boletim de ocorrência (B.O.), que pode ser feito até mesmo de forma on-line, pelo site oficial do órgão de segurança do seu Estado.
Esteja atento: nunca permita que acessem remotamente o seu computador ou celular, nem aceite fazer procedimentos de segurança durante a chamada. Não acredite em promoções muito vantajosas. Desconfie sempre de tentativas de contato suspeitas, como telefonemas ou mensagens de texto, principalmente com números de telefone desconhecidos. Na dúvida, desligue e entre em contato com os canais de atendimento oficiais da sua instituição. Ao receber uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição financeira por meio de seus canais oficiais para confirmá-la. Nenhuma instituição financeira séria e certificada pelo Banco Central cobra taxas para liberar empréstimo. Isso é crime.
Caso você seja vítima de uma fraude ou tenha qualquer outra suspeita, deve procurar uma delegacia de polícia, registrar uma ocorrência e contatar a instituição com a qual você tem vínculo o mais rápido possível, para que as devidas providências sejam tomadas.
Você também pode abrir uma reclamação contra a instituição recebedora dos valores indevidos, ou seja, a instituição onde o suposto golpista possui conta.
Agora, o próximo passo é navegar pelas opções de Open Finance, no site ou no App da sua instituição financeira, e aproveitar as ofertas de produtos e serviços.
Preparamos conteúdos especiais sobre segurança no Open Finance, confira:
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