Será que existe custo para participar do Open Finance?
Para os clientes, não existe nenhum custo para participar do Open Finance, em consequência, não é cobrado nenhum valor pelo compartilhamento de dados.
Para as instituições participantes, existem as regras de custeio.
É a possibilidade de compartilhamento de dados dos clientes de uma instituição com todas as outras instituições participantes do Sistema Financeiro Aberto, credenciadas pelo Banco Central e autorizadas pelo cliente.
Antes do Open Banking, apenas as instituições com que você tinha relacionamento eram detentoras dos seus dados. Conheciam suas transações e por meio da análise da sua movimentação financeira ofereciam produtos e serviços.
Ofereciam crédito se considerassem você um bom pagador. Quem tinha seus dados financeiros “mandava” nas suas oportunidades. Se você quisesse alguma condição melhor, teria que se cadastrar em outra instituição financeira e esperar a criação de um histórico favorável.
A partir do Open Banking, o usuário pode abrir seu histórico financeiro para várias instituições, estabelecendo um aumento de competitividade e melhoria das ofertas de produtos e serviços de acordo com o seu perfil. Cada instituição buscará oportunidades personalizadas para conquistar a necessidade de seus clientes.
O Open Finance é a evolução do Open Banking. Ampliou o compartilhamento de dados, possibilitando mais vantagens e ofertas personalizadas também nas transações de títulos de capitalização, investimentos, câmbio, credenciamento, previdência e seguros.
Sim, é seguro.
Desde o início, o Banco Central sabia que a questão da segurança era fundamental em todas as etapas do processo de implantação, desde o Open Banking. Afinal, está compartilhando informações pessoais/empresariais importantes e sigilosas.
Você poderá solicitar o compartilhamento de dados e serviços do Open Finance por meio de canais como mobile e internet banking das instituições financeiras ou de pagamentos participantes e o compartilhamento dos seus dados só pode ser feito com o seu consentimento. Veja as etapas do compartilhamento de dados.
Saiba mais: como funciona / como usar um iniciador de pagamentos
O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro. Todas as instituições envolvidas no ecossistema devem obedecer ao modelo de participação e serem autorizadas pelo Banco Central. Além disso, existe uma rigorosa jornada de onboarding que uma instituição deve percorrer para se tornar participante do Open Finance.
Agora, o próximo passo é navegar pelas opções de Open Finance, no site ou no App da sua instituição financeira, e aproveitar as ofertas de produtos e serviços.
Para mais informações, acesse a nossa seção de perguntas frequentes.
Veja também
ASSOCIAÇÃO OPEN FINANCE (em constituição)
Edital de Convocação Assembleia Geral de Constituição Pelo presente edital, ficam convocados os associados fundadores da ASSOCIAÇÃO OPEN FINANCE (“Associação”) para se reunirem na Assembleia Geral de Constituição da Associação, a ser realizada às 8:00 ...
Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...
Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...