O Open Banking chegou para transformar você em protagonista.
Com o Open Banking você pode decidir com quem compartilhar seus dados pessoais e de comportamento financeiro, seja pessoa física ou jurídica. E também decide quando e com quais prazos deseja compartilhar seus dados e qual deverá ser a finalidade do compartilhamento.
O Open Banking assegura a padronização e as regras de segurança do compartilhamento e dos serviços por meio de APIs de instituições financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil a operar. API (Application Programming Interfaces, em português: Interface de Programação de Aplicações) possibilita a troca de informações entre plataformas respeitando uma série de padrões e protocolos. Você pode conferir a lista das instituições participantes.
Abaixo você pode conferir os principais benefícios desta iniciativa para a sociedade:
Com o Open Banking é você, o cliente, que escolhe como compartilhar os seus dados através do consentimento à instituição detentora dos dados, além de escolher quais dados gostaria de compartilhar.
O compartilhamento de dados só pode ser feito com o seu consentimento. O processo é 100% digital e realizado dentro de um ambiente seguro, sob supervisão do Banco Central. Essa autorização está de acordo com as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Saiba mais sobre segurança, clicando aqui.
Sempre que você desejar, a qualquer hora e em qualquer lugar, poderá compartilhar seus dados com a instituição escolhida.
Você poderá dar acesso a seus dados sem nenhum custo e a qualquer momento. E esse compartilhamento também pode ser interrompido quando você desejar.
O Open Banking é para todos os brasileiros. Com o objetivo de promover a inclusão financeira, essa iniciativa, regulada pelo Banco Central, irá proporcionar melhores condições para você, aumentando a competitividade do mercado e a criação de produtos mais customizados.
Além do compartilhamento de dados, será possível a iniciação de pagamento e o encaminhamento de propostas de crédito. O Open Banking terá 4 fases de implementação. Saiba mais sobre elas aqui.
A iniciativa é regulada pelo Banco Central do Brasil, o que garante a simetria de deveres e direitos dos participantes. Só você pode pedir o compartilhamento dos seus dados no Open Banking. As instituições financeiras não podem dividir informações sem o seu consentimento.
O Open Banking nasce de forma segura e padronizada entre os participantes. Essa iniciativa global é um projeto que já está em vigor em diversos países do mundo. No Brasil, é regido pelo Banco Central, com tecnologia de ponta e um projeto 100% nacional.
Agora que você já sabe como o Open Banking irá revolucionar o sistema financeiro brasileiro, visite a nossa seção de perguntas e respostas para conhecer melhor a iniciativa. Para acessar a FAQ, clique aqui.
Veja também
Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?
O Open Finance é uma evolução do Open Banking, onde o compartilhamento de dados não se restringe apenas aos dados bancários, mas sim aos dados do cliente no ecossistema Sistema Financeiro Aberto. Ou seja, há ...
Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é o compartilhamento padronizado de dados e serviços financeiros por meio da integração de sistemas entre instituições participantes e autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Na prática, clientes pessoa ...
Quais são os benefícios do Open Finance?
O Open Finance é uma forma de ampliar e fluir suas informações de diversas instituições financeiras ao sistema financeiro como um todo. Isso fará com que as instituições construam propostas baseadas nos dados das transações ...