Open Finance
Open Finance

Certificado de conformidade

Para a entrada segura e assertiva no Ecossistema do Open Finance, a Estrutura de Governança disponibilizou um conjunto de ferramentas e infraestrutura para suportar o processo de testes e homologação dos produtos e serviços desenvolvidos pelas Instituições Participantes. Foram disponibilizados ambientes que habilitam ao participante:

  • Realizar testes da camada de segurança de suas aplicações e posterior certificação dessas aplicações, utilizando a estrutura criada e mantida pela Open ID Foundation (“Motor de Conformidade de Segurança”);
  • Submeter, ainda em tempo de desenvolvimento, suas implementações das APIs do Open Finance a testes automatizados funcionais (“Motor de Conformidade Funcional”).

Lembramos que uma implementação de versão de API do Open Finance só poderá ser registrada no ambiente produtivo do Diretório caso tenha sido certificada nos testes de segurança e funcionais.

Todos os detalhes para a execução dos testes e obtenção dos certificados podem ser encontrados na Área do Desenvolvedor do Portal do Open Finance, através deste link. Qualquer dúvida em relação ao processo, fique à vontade para a submissão de tickets através do Service Desk.

Para conhecer a lista de instituições certificadas no Open Finance Brasil, basta acessar o conteúdo abaixo.

Observação: Cabe ao participante que submeteu a certificação garantir que executou e enviou testes suficientes que abrangem suas marcas/produtos como parte de sua solicitação de certificação.

Certificado de segurança

Os Certificados de Segurança do Open Finance Brasil são gerenciados e publicados pela Open ID Foundation (OIDF), que realiza testes da camada de segurança das aplicações das instituições participantes.

A lista abaixo referencia o website da OIDF, que contempla todas as empresas que receberam a aprovação dos certificados de segurança conforme os padrões FAPI e DCR especificados para o Open Finance Brasil.

Para mais detalhes, basta utilizar a tabela abaixo ou acessar o link "https://openid.net/certification/#FAPI_OPs."

Certificado funcional

Os Certificados de Conformidade Funcional do Open Finance Brasil permitem que a instituição demonstre que implementou com sucesso todos os elementos funcionais necessários das especificações das APIs, passando em todos os testes realizados pela Ferramenta de Conformidade Funcional.

As listas abaixo destacam todas as instituições participantes que receberam a aprovação dos certificados funcionais, de acordo com seu escopo de participação e grupo de APIs.


Dados Cadastrais e Transacionais (Fase 2 versão 2 das APIs)

Lista de instituições que receberam aprovação das certificações funcionais da versão 2 das APIs e as publicaram no Diretório de participantes do Open Finance.

Para consultar a lista (.csv) de instituições que tiveram certificações funcionais aprovadas, mas não necessariamente publicaram no Diretório de participantes, acesse o link.


Serviços – Iniciação de Pagamentos (Fase 3 versão 1 das APIs)

Lista de instituições que receberam aprovação das certificações funcionais da versão 1 das APIs.


Dados Cadastrais e Transacionais (Fase 2 versão 1 das APIs)

Lista de instituições que receberam aprovação das certificações funcionais da versão 1 das APIs.