Segurança para sua jornada
O Open Finance foi pensado para oferecer segurança em todas as etapas.
Experiência em segurança
As empresas envolvidas no Open Finance Brasil utilizam sua ampla experiência no mercado financeiro para estabelecer padrões e políticas de segurança aplicáveis em suas transações de pagamento, como TED, DOC e Pix.
Autenticação
São utilizadas diferentes formas de autenticação como biometria, token e senha, o que possibilita à pessoa cadastrada mais de uma maneira de comprovar que é ela mesma.
Análise e monitoramento de comportamento
Sistemas de monitoramento analisam as transações, indicam aquelas que têm maior probabilidade de estar relacionadas a fraudes e tomam as medidas necessárias.
Canais de atendimento
As instituições participantes do Open Finance Brasil terão canais de atendimento especializados para tratar qualquer dúvida ou outros assuntos relacionados ao tema.
Dicas para uma jornada ainda mais segura
Confira algumas dicas úteis para ficar ainda mais seguro no Open Finance Brasil e se proteger de possíveis fraudes.
Senhas
Crie uma senha forte e evite utilizar dados pessoais, como datas de nascimento ou
seu próprio nome, números repetidos ou sequenciais (como 111111 ou 123456), pois
tornam a senha mais fácil de ser descoberta.
Use senhas diferentes para contas diferentes. Isso faz com que, caso alguém tenha
acesso a uma de suas senhas, fique restrito a um único acesso.
Não compartilhe senhas, códigos de segurança ou tokens em ligações ou mensagens
recebidas. É possível que o fraudador tente se passar por alguém do seu banco de
confiança ou de sites de comércios.
Segurança nas redes
Cuidado com postagens em redes sociais em que você compartilha seus dados. Ajuste a
privacidade para que somente seus amigos ou contatos possam visualizar as
publicações.
Nunca transfira dinheiro para amigo ou familiar que tenha feito o pedido por
mensagem de texto sem, antes, ligar para confirmar, não usando a ligação através do
áudio do aplicativo.
Ajuste a privacidade da sua foto de perfil nos aplicativos para que apenas seus
contatos possam ver.
Nunca acesse sua conta clicando em links recebidos em mensagens. O ideal é acessar
sua conta diretamente no site de sua instituição ou em seus aplicativos oficiais.
Boas práticas
Nunca passe informações pessoais, principalmente credenciais de acesso e senhas,
para terceiros por telefone ou outro canal.
No caso de perda ou roubo do RG, CPF, as chances de ser vítima de fraudes aumentam
bastante.
Não deixe de registrar um boletim de ocorrência (B.O.), que pode ser feito até mesmo
de forma online, pelo site oficial do órgão de segurança do seu estado.
Esteja atento
Nunca permita que acessem remotamente o seu computador ou celular, nem aceite fazer
procedimentos de segurança durante a chamada.
Não acredite em promoções muito vantajosas.
Desconfie sempre de tentativas de contato suspeitas, como telefonemas ou mensagens
de texto, principalmente com números de telefone desconhecidos. Na dúvida, desligue
e entre em contato com os canais de atendimento oficiais da sua
instituição.
Ao receber uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição financeira por
meio de seus canais oficiais para confirmá-la. Nenhuma instituição financeira séria
e certificada pelo Banco Central cobra taxas para liberar empréstimo. Isso é crime.